A importância de se começar um novo ano com seu estoque organizado

É só virar o ano que começam as promessas: “vou emagrecer, vou estudar mais, levar uma vida saudável, tirar um tempo para mim, estudar, estabilizar-me financeira e emocionalmente”.

Porém, alguns projetos não podem ficar apenas no mundo da imaginação. É preciso levar adiante. É como se sua vida dependesse disso. No caso, não a vida literalmente, mas sua empresa, com certeza, vai depender desse planejamento.

E quando falamos em planejamento, falamos em gestão de estoque. Mas, você sabe qual é a importância de ter um estoque organizado? Você sabe como organizar o estoque da sua empresa?

Se a sua resposta for não, continue lendo este artigo que vamos te dar várias dicas de como manter o seu estoque organizado.

Um fato que você precisa saber é: um estoque organizado pode fazer com que uma empresa comece o ano com o pé direito.

Por isso, um inventário bem feito, por profissionais qualificados, pode ser um fator crucial para que sua empresa saia na frente de seus concorrentes já nos primeiros dias de janeiro.

Afinal, com as vendas natalinas, é normal se deparar com uma pequena (ou grande) confusão no saldo de estoque dos produtos.

Quanto dessa mercadoria específica ainda temos disponível? Será que vendemos tudo? Essas informações precisam estar na ponta do lápis. Melhor: devidamente registradas.

Ou seja: para ter controle de estoque, é necessário que esse estoque esteja organizado, independentemente da quantidade de produtos vendidos. Sem uma organização, é impossível gerenciar com qualidade o estoque de sua empresa.

E para que essa organização seja ainda mais fácil, existem ferramentas que te auxiliam nessa tarefa, seja ela um pouco mais completa como um Sistema de Gestão de Empresarial, ou até mesmo com uma simples planilha.

Mas antes de colocar a mão na massa, é preciso entender alguns pontos chaves para que você consiga fazer um controle de estoque efetivo.

Então vamos começar do começo.

O que é Controle de Estoque?

O controle de estoque envolve o planejamento, organização e controle do fluxo de materiais de uma empresa.

Refere-se a movimentação e armazenamento de matérias-primas, produtos (acabados ou inacabados), ferramentas e equipamentos.

Assim, podemos dizer que o controle de estoque ou a gestão de estoque nada mais é que o controle de entradas, saídas e saldo de mercadorias da sua empresa.

Dessa forma, você consegue controlar o tipo de itens que tem mais saídas para uma compra futura, verificar quais os produtos são sazonais e até mesmo quais produtos não devem ser mais adquiridos.

O que causa a desorganização do estoque?

Muitas pessoas acham que a falta de controle de estoque está ligada apenas com a falta de organização, mas é aí que se enganam. A falta do controle de estoque pode ser ocasionada por vários fatores. Veja exemplos abaixo:

  • Compra de itens em excesso
  • Falta de conferência na entrada e saídas de itens
  • Armazenamento inadequado
  • Falta de cadastro de itens em grupos e subgrupos (genéricos)
  • Cadastramento sem a descrição ou descrição incompleta
  • Cadastramento duplicado do código do Fabricante (EAN)
  • Falta de registro de Movimentação de Entrada e Saída
  • Quebra de estoque não identificadas (furtos, vencimentos etc.)

Essas são as causas mais típicas que causam a desorganização do estoque da empresa e a falta do controle, e aí que começam os problemas e até mesmo prejuízos.

Quais os benefícios de ter um estoque organizado?

  • Evita perda de mercadorias
  • Otimização no tempo de procura de um item
  • Reposição apenas dos produtos que estão em falta
  • Identificação com mais facilidade de produtos que estão parados
  • Controle de quantidade mínima e máxima no estoque
  • Evitar vendas de produtos sem estoque físico
  • Gera relatórios de estoque confiáveis
  • Melhoria no processo de compra e reposição de produtos
  • Melhoria no Fluxo de Caixa
  • Entre outras

Quando se tem uma gestão de estoque organizada, a saúde da sua empresa melhora, as suas vendas fluem com mais facilidade e todos os processos de organização ficam mais eficientes.

É importante ressaltar também que quando a sua empresa fecha o ano com o estoque organizado é sinal de que a saúde organizacional para o próximo ano será muito mais ágil e eficaz.

Por isso, aqui vai uma recomendação: realizar frequentemente contagens de produtos no seu estoque, seja por inventário geral, inventário rotativo ou inventário cíclico, o importante que os envolvidos na movimentação de estoque (recebimento, compras, setor comercial, logística e outros) saibam que em um espaço curto de tempo serão auditados.

Então, mãos à obra. Estamos quase na metade de dezembro, e as vendas vão começar. Está esperando o quê?

Se o controle de estoque da sua empresa é um assunto que te preocupa, você pode contar com a Terceirease Inventário de estoque.

Conte com a Terceirease para realizar o inventário geral de estoques da sua empresa. Possuímos uma equipe capacitada, com mais de 16 anos de mercado, para atender melhor você e a sua empresa. Entre em contato com a gente.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Leia também