A importância do controle de estoque para a saúde financeira de empresas varejistas

Se tem uma operação que é imprescindível no mercado varejista, essa ação chama-se inventário de estoque. É de suma importância entender a necessidade dessa tarefa no seu negócio.

Afinal, é o inventário de estoque que vai identificar se determinado produto realmente existe na prateleira ou apenas está apontado no sistema. 

O varejo, diferentemente do atacado, quando ocorre a comercialização de grandes volumes, consiste na venda de produtos em pequenas quantidades para o consumidor final. 

Por isso, o controle do estoque dentro do varejo precisa ser bastante criterioso para evitar as perdas, que afetam negativamente o seu negócio. 

Mesmo uma pequena subtração dos seus estoques pode significar muito em termos de prejuízo para o seu negócio. 

Portanto, o controle de estoque faz-se extremamente necessário para identificar de onde vem essas perdas e como evitá-las. 

Veja mais informações sobre a necessidade do controle de estoque e o porquê de ele ser tão importante para a sua empresa.

Controle de estoque para evitar fraudes

Em qualquer negócio, as fraudes podem ocorrer. Elas podem se dar em decorrência da má fé de funcionários, furtos realizados por terceiros e outras situações que podem causar prejuízo aos empresários. 

Para ficar ainda mais ligado nesse controle, é importante atualizar o controle de estoque com frequência para garantir dados precisos. 

Suas mercadorias precisam ser registradas em sistema e ter suas retiradas constantemente atualizadas. Outra atitude fundamental é a realização de inventário para garantir uma contagem precisa do seu estoque.

Controle de estoque estratégico

Além de prevenir fraudes, o controle de estoque permite que você possa ter uma gestão ainda mais estratégica do seu negócio. 

Somente com o controle de estoque você pode saber quais mercadorias estão saindo mais, quais mercadorias estão demorando a sair e quais delas você precisa comprar para determinadas épocas do ano.. 

Portanto, é possível extrair do controle de estoque uma quantidade considerável de dados que te ajudam a gerenciar ainda melhor a sua empresa.

Extraindo dados importantes

Informações preciosas como sazonalidade, venda de produtos, giro de estoque e preferências de mercadorias podem ser obtidas com um controle de estoque eficaz. 

É de suma importância extrair dados estratégicos para uma gestão empresarial eficaz e movida pelo sucesso.

Veja duas informações preciosas que você pode extrair da gestão de estoque:

  • Ciclo de vida dos produtos
    Informações sobre os produtos mais vendidos e os que encalham na prateleira são obtidas por meio de uma análise eficaz do seu estoque.

    Dessa forma, você consegue oferecer as melhores opções para os seus clientes e ainda aumentar o seu faturamento por vendas de volumes de produtos.

  • Análise dos preços dos produtos
    Um controle de estoque bem feito também garante um alinhamento com o mercado por meio da análise de preços e do que tem saído de mercadorias na sua empresa.

    Vale a pena estar alinhado com as expectativas do consumidor para garantir ainda mais representatividade e presença diante da concorrência.

Negocie com os fornecedores

É importante estabelecer uma relação de confiança com os fornecedores, mas isso não significa que você tenha que permanecer nesta relação quando está saindo no prejuízo. 

Uma concorrência entre fornecedores ajuda a fazer escolhas melhores na hora da compra. Ou seja: tente ter mais de uma opção de empresa cadastrada para cada item.  Negocie, avalie e faça uma compra consciente.

Qualquer uma dessas informações, se bem utilizadas, colaboram com o sucesso do seu negócio, pois uma gestão estratégica garante ainda mais recursos para o seu crescimento. 

Além disso, a gestão estratégica permite que a sua empresa esteja adequada de acordo com as leis e procedimentos.

E você? O que achou das nossas dicas? Quais outros dados são possíveis de ser extraídos de um controle de estoque estratégico? Interaja conosco por meio das redes sociais.

Fundada em 2005, a Terceirease é a primeira empresa de inventários da Região Norte.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Leia também