A importância do inventário de estoque em sua empresa

A importância do inventário de estoque em sua empresa

Essencial para todas as empresas, em todos os segmentos, o inventário de estoque é a contagem física dos produtos que estão no estoque em determinado momento.

Em um mundo cada vez mais competitivo, com as margens achatadas ano após ano, o inventário se apresenta como diferencial competitivo para as empresas que o adotam com uma boa frequência.

A atividade garante, assim, maior segurança, transparência e confiabilidade nas informações, ajudando os gestores nas tomadas de decisões.

É de grande importância para as empresas a gestão correta dos seus estoques, e esse processo pode, inclusive, determinar se a companhia vai ter lucro ou prejuízo no final do exercício.

Nesse contexto, o inventário de estoque é ferramenta muito importante e indispensável para, de forma rápida e precisa, comparar o estoque físico e sistêmico.

Com o estoque correto no sistema, é mais fácil, prático e eficiente a tomada de decisão dos setores de compra, comercial, logística, financeiro, controladoria etc.

Dessa forma, preparamos este post para que você entenda para que serve e como o inventário de estoque pode ajudar na gestão. Confira agora!

O que é inventário de estoque?

É a contagem da quantidade de todos os produtos que estão armazenados em estoque em um determinado momento para possível comparação entre estoque físico e sistêmico.

Há dois modelos de inventário mais comuns: o rotativo e o geral. O primeiro requer a contagem parcial dos produtos conforme uma frequência pré-estabelecida, podendo ser diária, semanal, quinzenal, mensal, entre outros.

O inventário geral de estoque é uma ferramenta indispensável para controle e gestão de estoque. As informações geradas após esse processo são fundamentais nas tomadas de decisões, bem como na identificação de erros operacionais e dos indesejáveis furtos internos e externos.

Independentemente do modelo adotado, o mais importante é que o inventário seja realizado por pessoas comprometidas, que entendam a importância desse processo para a empresa.

Importância do inventário de estoque

  • Melhora na gestão de Estoque: O inventário de estoque é o pontapé inicial para implantação da cultura de gestão dos estoques e prevenção de perdas. É de fundamental importância que a empresa tenha definido os processos operacionais que impactam diretamente no estoque: processo de venda, entrada de nota fiscal, cancelamentos, etc…
  • Aumento nas Vendas: Com a quantidade correta dos produtos em mãos, e o conhecimento da demanda dos clientes, o gestor tem a oportunidades de saber o que comprar e a quantidade certa para atender a demanda do seu cliente, sem gerar excesso ou falta de produtos.
  • Satisfação do Cliente: A falta de produtos (ruptura) é um dos principais fatores de insatisfação do cliente e, consequentemente, da perda desse cliente para a concorrência.
  • Estoque atualizado: Com o inventário de estoque, a informação do produto no sistema é a mesma que consta no físico, fato que agiliza o processo de venda, separação e entrega, assertividade na compra, além da satisfação do cliente interno e externo.
  • Lucratividade: A assertividade nas compras, redução das perdas, bem como a liquidação dos produtos parados ou em excesso, corrobora com a lucratividade da empresa.
  • Aumento da segurança O estoque dos produtos é o bem mais precioso das empresas de varejo e atacado. Por esse motivo deve receber auditorias de forma contínua.

Terceirização do inventário

Hoje, no mercado Brasileiro, existem diversas empresas que realizam inventários terceirizados. Portanto, vale o alerta: tenha cuidado para não entregar seu principal patrimônio (o estoque) nas mãos de amadores.

Antes de escolher a empresa que vai realizar seu inventário de estoque, pesquise seus clientes, o tempo de mercado, as certificações, e se atende outras lojas no seu segmento.

O inventário é uma ferramenta indispensável para controle e gestão de estoque. As informações geradas após esse processo são fundamentais nas tomadas de decisões, bem como na identificação de erros operacionais e dos indesejáveis furtos internos e externos.

Se o controle de estoque da sua empresa é um assunto que te preocupa, você pode contar com a Terceirease Inventário de estoque. Além de pioneiros na Região Norte, somos a única empresa no Brasil com o certificado ISO 9001/2015.

Nossa equipe vai auxiliar você na gestão completa de seus produtos. Possuímos uma equipe capacitada, com mais de 16 anos de mercado, para atender melhor você e a sua empresa. Entre em contato com a gente.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Leia também