Entrada de Nota Fiscal Errada

Entrada de Nota Fiscal Errada

Esse é o motivo de muitos erros no controle de estoque.

Olá gestores, vamos falar sobre erros de entrada da Nota Fiscal no Software de Gestão, os problemas gerados e soluções práticas. Hoje com a Nota Fiscal Eletrônica, muitos processos foram automatizados, ajudou muito, mas pode ocasionar erros recorrentes no seu estoque.

Quando é realizado a entrada da Nota Fiscal pela primeira vez através do XML, o ideal é relacionar o item da NF com o Item cadastrado no Software de Gestão, nesse momento por falta de atenção ou conhecimento o funcionário pode fazer o relacionamento errado, por exemplo, na nota fiscal o item é Pomada XYZ 30mg, no entanto o funcionário relacionou ao cadastro do Creme XYZ 30mg, ocasionando erro de estoque nos dois Itens.

Quando, constatado esse tipo de problema, é necessário fazer a correção no relacionamento no Software para evitar problemas futuros.

Outro erro comum é “fator de conversão”, essa informação é inserida no momento do cadastro do produto no Software de Gestão, que nada mais é que a quantidade de unidades que consta na embalagem padrão do produto, exemplo o produto X vem com 12 unidades.

Então se comprarmos 24 unidades do produto ou duas caixas, quando o funcionário vai dar entrada na NF, se no campo de quantidade ele informar 24, nesse momento é feito a multiplicação 12 x 24 = 288, sim 288 é a quantidade recebida pelo Software. O correto seria informar 2, dessa forma ficaria 2 X 12 = 24, a quantidade correta.

A maneira mais fácil de resolver essa situação é usar no “fator de conversão” a menor unidade de vendas que é 1, com isso na entrada de Nota Fiscal a quantidade informada deve ser o total da menor unidade de venda.

Terceirização do inventário

Hoje, no mercado Brasileiro, existem diversas empresas que realizam inventários terceirizados. Portanto, vale o alerta: tenha cuidado para não entregar seu principal patrimônio (o estoque) nas mãos de amadores.

Antes de escolher a empresa que vai realizar seu inventário de estoque, pesquise seus clientes, o tempo de mercado, as certificações, e se atende outras lojas no seu segmento.

O inventário é uma ferramenta indispensável para controle e gestão de estoque. As informações geradas após esse processo são fundamentais nas tomadas de decisões, bem como na identificação de erros operacionais e dos indesejáveis furtos internos e externos.

Se o controle de estoque da sua empresa é um assunto que te preocupa, você pode contar com a Terceirease Inventário de estoque. Além de pioneiros na Região Norte, somos a única empresa no Brasil com o certificado ISO 9001/2015.

Nossa equipe vai auxiliar você na gestão completa de seus produtos. Possuímos uma equipe capacitada, com mais de 16 anos de mercado, para atender melhor você e a sua empresa. Entre em contato com a gente.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Leia também