Gerenciamento de estoque no varejo: como reduzir custos, perdas e aumentar a eficiência

“Quando você coloca sua casa em ordem, coloca seus negócios e seu passado em ordem também. Como resultado, pode ver claramente o que precisa e o que não precisa e o que deve e não deve fazer.” 

Essa é a frase da especialista em organização pessoal, Marie Kondo. A partir disso, uma boa administração de mercadorias fará você perceber o que precisa e o que não precisa, e o que deve ou não fazer. 

E não existe melhor forma de administrar suas mercadorias senão a partir de um ótimo controle de estoque. Afinal, uma boa gestão de estoque dá a sua empresa outros benefícios, tais como:

  • economia financeira e maior produtividade;
  • otimização do tempo, pois simplifica o processo de compras;
  • evita a ruptura de estoque e gera segurança operacional;
  • você conseguirá fazer uma boa negociação com os fornecedores.

O comércio varejista está entre os principais setores da economia nacional, visto que movimenta bilhões de reais. Contudo, segue sendo diretamente impactado pelos efeitos da crise e da pandemia do Covid-19. 

No varejo, o gerenciamento de estoque representa um desafio ainda maior. Isso porque envolve quantidade considerável de cargas, assim como produtos que não podem ser armazenados conjuntamente, além de artigos perecíveis.

Desenhar as etapas do processo de suprimento, desde a coleta até a descarga, equalizando a distribuição e a quantidade de itens ao longo da semana, demanda expertise.

E também se mostra fundamental para garantir vantagem competitiva em um mercado pautado pela permanente pressão sobre as margens de lucro.

Por exemplo: você sabe o quanto  já perdeu por não ter um controle de produtos eficiente, ou o quanto você já ganhou tendo um gerenciamento estratégico das suas mercadorias?

Se você ainda está se perguntando por qual razão deve investir na administração de estoque da sua empresa, olhe para os seus resultados. Lá, você vai encontrar a resposta.

Para lhe ajudar, vou dar alguns motivos, além dos quais já foram citados, sobre a importância da gestão de estoque:

  1. mantém as atividades produtivas em andamento;
  2. gera a satisfação do cliente ao encontrar o produto na gôndola;
  3. o estoque está diretamente vinculado aos resultados financeiros da empresa; portanto, um estoque bem administrado gera lucro para a empresa. Caso contrário, passa a ser um grande meio de prejuízos;
  4. proporciona um importante diferencial competitivo.

Em muitas lojas é comum encontrar itens encalhados ou com baixa rotatividade. É preciso que o gestor implemente uma política de redução de perdas alinhada ao estoque e ao setor de compras.

Os recursos financeiros aplicados em um produto que não tem giro fazem com que a empresa perca dinheiro. Além disso, podem trazer gastos desnecessários com o armazenamento e até a perda da mercadoria pela deterioração. 

Por isso, é preciso planejar as compras de acordo com as vendas, de forma que haja um equilíbrio no que está sendo estocado.

Gerenciar o estoque é o coração da operação do varejo. A boa gestão de estoque é fundamental para a sustentabilidade dos resultados.

Uma ferramenta fundamental no controle e gerenciamento dos produtos armazenados é o inventário de estoque, com o inventário o gestor sabe exatamente quais os produtos e suas respectivas quantidade possuem em estoque, facilitando e agilizando as tomadas de decisões. 

Podemos realizar seu inventário de estoque em até 8h sem a necessidade de fechar seu negócio e melhor, sem perder vendas.

Com mais de 16 anos de experiência, mais de 30.000 inventários realizados, profissionais treinados,  certificada com a ISO 9001/2015 e com exclusivo sistema de gestão de inventário que se adapta a necessidade de cadas cliente, a Terceirease Inventários é a solução perfeita para quem busca qualidade, agilidade, transparência e menor custo.

Nós atuamos em todo o território nacional e temos clientes em diversos segmentos, das empresas de pequeno e médio porte as maiores empresas de varejo e atacado do país contam com a Terceirease.

Entre em contato conosco.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Leia também