Qual a frequência ideal para fazer inventário de estoque?

Quando devo fazer um inventário?

Agora vamos falar de alguns momentos para fazer um inventário geral de estoque. Portanto, separamos sete motivos que justificam a essencialidade da tarefa.

  1. Troca da gerência ou gestão da loja: a empresa entrega o estoque correto para o novo gestor e pode avaliar o desempenho dele, o que evita aquela frase: “essa diferença já estava aí quando entrei”;
  2. Final do exercício fiscal: proporciona as informações corretas para o Fisco Federal, evitando multas e outros problemas que a falta de acuracidade do estoque poderia causar;
  3. Mensalmente para garantir a acurácia do estoque: indicado para implantar a cultura na empresa de prevenção de perdas e controle de estoque;
  4. Na compra ou venda de uma empresa: momento ideal para fazer o levantamento de estoque para tornar as informações transparentes e confiáveis para quem está comprando e para quem está vendendo;
  5. Periodicamente: mantendo o controle do estoque atualizado e melhorando diversos fatores;
  6. Antes de picos de vendas, como natal, páscoa, carnaval e réveillon: realizando a contagem do estoque antes do período de pico nas vendas, o gestor terá a oportunidade de saber o que realmente tem em estoque para ser mais assertivo nas compras;
  7. Após picos de vendas: ideal realizar inventário geral em janeiro para saber o que sobrou das vendas do fim de ano e, com isso, ter em mãos as informações para programar as promoções tradicionais de início de ano.

Inventário geral periódico

É a maneira mais eficaz de saber como está o trabalho de gestão do estoque. A periodicidade das contagens vai depender do grau de precisão encontrado.

Ou seja: se a empresa fizer inventário semestral, e o índice de divergência de estoque estiver dentro da faixa utilizada pelo segmento, isso quer dizer que a frequência está aprovada.

Se o índice de divergência estiver fora do aceitável para o segmento, está na hora de reduzir o intervalo entre as contagens.

A falta de inventário periódico

Os tipos de inventários mais comuns são: Inventário GeralInventário Rotativo como citado anteriormente.

Após a contagem física dos produtos, o ideal é fazer o confronto com a quantidade do sistema de gestão.

Os produtos que a quantidade contada, fisicamente, estiverem diferentes da quantidade do sistema devem receber uma atenção especial para entender o motivo da divergência.

A falta de inventário periódico (seja ele Geral, Rotativo) gera a impossibilidade de entender com clareza os motivos das divergências.

Também dificulta as correções dos procedimentos operacionais para evitar erros futuros, o que pode gerar perda de vendas, excesso de produtos, problemas com o fisco, falta de produtos e aperto no fluxo de caixa.

A maneira mais eficaz de resolver esse problema é criar calendário anual de inventário, definir de forma clara quais meses a empresa vai realizar o inventário geral, quais meses os inventários serão rotativos ou por grupo de produto e quem é a pessoa ou setor responsável pelo estoque.

Os principais benefícios do inventário regular são diversos, mas podemos destacar o controle eficiente do estoque, a melhora na reposição e, consequentemente, na venda das mercadorias.

Também inibe furtos internos, reduz a quantidade de produtos parados, melhora o fluxo de caixa e impacta diretamente na satisfação do cliente.

Terceirização do inventário

Hoje, no mercado Brasileiro, existem diversas empresas que realizam inventários terceirizados. Portanto, vale o alerta: tenha cuidado para não entregar seu principal patrimônio (o estoque) nas mãos de amadores.

Antes de escolher a empresa que vai realizar seu inventário de estoque, pesquise seus clientes, o tempo de mercado, as certificações, e se atende outras lojas no seu segmento.

O inventário é uma ferramenta indispensável para controle e gestão de estoque. As informações geradas após esse processo são fundamentais nas tomadas de decisões, bem como na identificação de erros operacionais e dos indesejáveis furtos internos e externos.

Se o controle de estoque da sua empresa é um assunto que te preocupa, você pode contar com a Terceirease Inventário de estoque. Além de pioneiros na Região Norte, somos a única empresa no Brasil com o certificado ISO 9001/2015.

Nossa equipe vai auxiliar você na gestão completa de seus produtos. Possuímos uma equipe capacitada, com mais de 16 anos de mercado, para atender melhor você e a sua empresa. Entre em contato com a gente.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Leia também